ANTÍPATRO DE SÍDON
Nasceu e morreu no século II a.C (sem datas precisas)
PERFIL BIOGRÁFICO:
Antípatro de Sídon foi um escritor, historiador e poeta grego, que é normalmente atribuído como o criador da lista das sete maravilhas do Mundo Antigo.
Sua lista tratava de edificações imensas, templos e esculturas descomunais, pelo tamanho, beleza, riqueza e principalmente, pela magnitude da obra, porém era restrita a seu mundo conhecido, ou seja, o mundo helênico, que compreendia parte da Europa continental, o Oriente Médio e o Norte da África.
Possivelmente viajou bastante, dedicando boa parte de sua vida nessas visitando construções e coletando informações. Assim se explica porque a Grande Muralha da China não integrou sua relação, ou seja, o extremo oriente e as civilizações que lá floresceram não foram analisadas.
A lista original das sete maravilhas do mundo é:
- Pirâmide de Quéops, no Egito (~2600 a. C.) - a mais antiga e também a única das sete maravilhas que chegou até nosso tempo.
- Estátua de Zeus, em Olímpia (450-430 a. C.);
- Templo de Diana (deusa também chamada de Ártemis), em Éfeso, na Turquia (~450-250 a. C.)
- Colosso de Rodes, na entrada do porto de Rodes, no Mar Egeu, Grécia (287-274 a. C.)
- Mausoléu de Halicarnasso, na Turquia (353 e 350 a. C.)
- Farol de Alexandria, na ilha de Faros, perto de Alexandria, Egito (~297 - 280 a. C.),
- Jardins Suspensos da Babilônia, construídos às margens do Rio Eufrates, na cidade de Babilônia, situada no sul da Mesopotâmia (600 a. C.).
É interessante citar que o Mausoléu de Halicarnasso é a única das maravilhas que no tempo de Antípatro já não existia mais e as informações que ele coletou foram a partir de fontes secundárias, fazendo com que o mausoléu adiquirisse uma conotação mais lendária entre sete maravilhas do Mundo Antigo.
Historiadores e estudiosos divergem em alguns pontos sobre Antípatro. Alguns acreditam que Antipatro era também arquiteto, pois a descrição das construções são carregadas de rigor técnico e precisão, comuns à um olhar apurado ou familiarizado com o mundo da construção civil, com uma linguagem diferente da forma que ele escrevia seus poemas. Outros acreditam que Antipatro apenas compilou os escritos de algum arquiteto grego que por ventura o acompanhava em suas viagens pelo mundo antigo.
Gravura representando Antípatro de Sídon
REFERENCIAS:
- ABC NEWS. The History of seven wonders - Disponivel em http://abcnews.go.com/GMA/7Wonders/story?id=2583185, Acesso em 03 de julho de 2015
- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Antipatro de Sídon
Documento nº: A16
Disponível na Internet via:
Última atualização: 02/07/2015