top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Garry Semenovich Faif
♦  12 de junho de 1942, Tbilisi (URSS)
† 12 de abril de 2002, Paris (França)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Garry Faif, foi um arquiteto soviético, mais tarde naturalizado francês.

 

Além de arquiteto, destacou-se como escultor e engenheiro, além de ter sido um dos fundadores do movimento cultural "cinetismo russo" (Arte e estética do movimento). A principal caracteristica de suas esculturas era o desafio à gravidade que elas transmitiam.

 

Ele entrou em 1961 para o Instituto de Arquitetura de Moscou, onde se graduou em 1968. Durante esse tempo, realiza estudos sobre o construtivismo russo e passa a estudar e desenvolver, juntamente com outros mestres, a arte cinética russa.

 

Pouco após a sua formatura, ele projeta o "monumento aos soldados e aviadores mortos na batalha de Tiraspol", inaugurado em 23 de fevereiro de 1972.

 

Neste periodo, Garry já era um artista bastante premiado por seus trabalhos revolucionários, tendo recebido diversas comendas em concursos realizados na União Soviética.

 

Garry foi um dos protagonistas do movimento que renovaram arquitetura russa da década de 1960, após o longo parêntese de realismo socialista promovido pelo stalinismo. Sua geração é aquela que voltou o pensamento utópico dos primeiros anos da URSS (vanguarda cosntrutivista de Ivan Fomin). Garry vai ajudar a tornar conhecido na URSS o trabalho de arquitetos ocidentais, como Le Corbusier, Alvar Aalto e Oscar Niemeyer.

 

Em 1966, com seus companheiros fundou o grupo "Mir". Desenvolve esculturas e ambientes cinéticos, causando certo escandalo aos burocratas de arte da URSS. Graças a essa oposição, Garry é considerado um dos responsaveis pelo ressurgimento da Rússia no contexto da arte mundial desde o início dos anos 1930. Seu trabalho muito lembra a obra de Vladimir Tatlin. 

 

Em 1973 ele foi deportado e se mudou para a França, onde recebeu uma segunda formação do arquiteto. Ele estudou com renomados arquitetos e após os estudos abriu o seu próprio escritório de arquitetura, e construiu mais de trinta edifícios públicos em Paris, França e nas zonas circundantes.

 

Durante dez anos, de 1975 a 1985, ele estava envolvido em cosntruções de habitações nos subúrbios parisienses. 

 

Além disso, Garry participou em exposições de arte ao redor do mundo.

Garry Faif
Garry Faif a frente de uma de suas esculturas.
Garry Faif em visita aos EUA (NY)

OBRAS SELECIONADAS:

 

Garry Faif tem uma vasta obra de esculturas e também de mobiliarios urbanos. Sua produção arquitetonica deu-se principalmente quando passou a morar na França, a partir de 1973.

 

> (1) Condominio Le Moulin Fondu (1993)

> (2) Condomínio Blanqui Saint-Ouen (2000)

> (3) Condomínio Paul bert (1982-1983)

> (4) Condominio Le Moulin Fondu (1993)

> (5) Monumento aos soldados e aviadores mortos, Moldávia (1972)

> (6) Escultura móvel "Le Monde 78"

 

Referencias:

 

- Le Courrier de l'Architecture. La destruction du mur anti bruit de Garry Faif fait du boucan. Disponivel em http://www.lecourrierdelarchitecte.com/article_519.Acesso em 12 de julho de 2015.

 

- Site Oficial do Arquiteto: http://www.garryfaif.com/index.html#nogo

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Garry Faif

Documento nº: F01
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 12/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page