Policleto, o jovem
♦ 370 aC. Grécia
† 336 aC. Grécia
PERFIL BIOGRÁFICO:
Policleto, o jovem, foi escultor e também arquiteto, sendo filho do grande escultor grego, Policleto de Argos (conhecido como 'o velho').
Aprendeu com o pai as artes da escultura e noções de proporção. Foi continuador da obra de Policleto, o velho, mas destacou-se além da escultura, construindo obras públicas na Grécia.
Suas construções que chegaram até os dias de hoje são o Teatro de Epidauro e o Templo da cidade.
O teatro foi projetado no ano de 350 aC. Havia originalmente, 34 linhas de assentos nas arquibancadas. Depois, os romanos acrescentaram mais 21 linhas. Policleto teve o cuidado de manter o ponto de vista sobre uma paisagem exuberante atrás do palco, fazendo a paisagem uma parte integrante do próprio teatro que não deveria ser obscurecida. Tem capacidade para até 14.000 pessoas.
O teatro é admirado por sua acústica excepcional, que permitem quase perfeita inteligibilidade de palavras faladas sem amplificação do proscênio a todos os 14.000 espectadores, independentemente do seu assento. Um estudo de 2007 por Nico Declercq e Cindy Dekeyser, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, indicou que as propriedades acústicas surpreendentes pode ser o resultado do design avançado: as fileiras de assentos de pedra calcária filtrar sons de baixa frequência, como o murmúrio do multidão, e amplificar sons de alta frequência do palco.
Outra construção de Epidauro, do qual hoje só restam ruínas é o 'tholos', erguido um pouco antes do teatro, por volta de 360 aC.. Trata-se de um templo circular, com catorze colunas em sua parte interna, e 21 colunas em sua parte externa, sustentando o teto, em estilo coríntio. Esse local foi identificado pelos estudiosos como um local de sacrfícios e oferendas à Asclépius, deus da medicina e da cura.
Embora não há provas, as outras construções de Epidauro possivelmente são de Policleto, ou de algum de seus seguidores, como é o caso do ginásio e do estádio.
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Teatro de Epidauro, 350 a.C
> (2) Teatro de Epidauro, no Google Imagens
> (3) Tholos de Epidauro, 360aC.
> (4) Reconstituição do Tholos de Epidauro
> (1) Teatro de Epidauro, 350 a.C
> (2) Teatro de Epidauro, no Google Imagens
> (3) Tholos de Epidauro, 360aC.
> (4) Reconstituição do Tholos de Epidauro
- Referencias:
- RIBEIRO JR., W.A. Policleto, o Velho. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. Disponível em www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0779. Consulta: 29/07/2015..
- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
- VATICAN MUSEUM. Greek Antiquities. Disponivel em www.pbase.com/bmcmorrow/vaticanmuseumclassical&page=all. Acesso em 29 de julho de 2015.
- MUSEM NACIONAL DEL PRADO. Polycletus canon. Disponivel em www.museodelprado.es/en/the-collection/in-depth/diadumeno-policleto-h-420-ac/cuestiones-formales-mas-destacadas/el-diadumeno-y-el-doriforo-los-emblemas-del-canon/
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Policleto, o jovem
Documento nº: P17
Disponível na Internet via:
Última atualização: 29/07/2015