top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Serlio Sebastiano
♦  06 de setembro de 1475, Itália
† 1554, Itália

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Serlio Sebastiano foi um arquiteto maneirista do Renascimento e um dos grandes teóricos tratadista do período, tendo escrito a obra "Regras Gerais da Arquitetura" ou "Os Sete Livros da Arquitetura", que serviu como referencia para arquitetos de vários países nos séculos seguintes.

 

Nascido em Bolonha, onde passou sua infancia e juventude do qual não há nenhum registro de como foi, Serlio foi a Roma em 1514, e trabalhou no atelier do mestre Baldassare Peruzzi. Como seu mestre, Sérlio começou a vida artística como pintor. Em Roma permaneceu até o saque da cidade em 1527,  ocasionado pelas disputas territoriais entre o Sacro Império Romanico-Germânico e o papado. 

 

Por conta disso, ele fugiu para Veneza e deixou de projetar por uns tempos, dedicando-se à pintura. Lá ele ficou até o ano de 1540.

 

Sérlio para então a criar seus modelos de fachadas, baseados em sua visão regular clássica.

 

As publicações de Serlio tornaram-se famosas e isso levou o o rei Francisco I a convida-lo para a França, onde integrou a equipe responsavel pela construção e decoração do Château de Fontainebleau. Serlio recebeu nesse período várias encomendas particulares, mas o único que sobreviveu até nossos dias foi o Chateau de Ancy-le-Franc, construído sobre 1546 perto Tonnerre na Borgonha.

 

A maior contribuição de Serlio foi seu tratado prático sobre arquitetura, publicado em sete volumes. Apesar de não ter sido o primeiro tratado arquitetônico escrito no Renascimento (Albertí havia escrito um tratado décadas antes) o livro de Serlio foi pioneiro no uso de ilustrações de alta qualidade para complementar o texto e ilustrar suas teorias. Ele escreveu em italiano, enquanto o livro de Albertí fora escrito em latim. Seu tratado atendidas explicitamente às necessidades de arquitetos, construtores e artesãos que não sabiam latim, mas escreviam e falavam italiano.

 

Por volta de 1537, o primeiro dos 7 volumes foi publicado. Serlio viu apenas os cinco primeiros serem publicados, pois os volumes 6 e 7 foram apenas publicados no século XX. Estima-se que os volumes 6 e 7 eram apêndices aos cinco primeiros volumes.

 

Serlio morreu por volta de 1554 em Fontainebleau, depois de passar seus últimos anos em Lyon.

Sérlio Sebastiano

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Chateau de Fontainebleau (co-autoria)

> (2) Chateau de Ancy-le-Franc 

> (3) Frontispício de seu livro " I sette libri dell'architettura", da edição de 1537

- Referencias:

 

- JAMES STEVENS CURL. "Serlio, Sebastiano." A Dictionary of Architecture and Landscape Architecture. 2000.Encyclopedia.com. 9 Aug. 2015 <http://www.encyclopedia.com>. Acesso em 09 de agosto de 2015.

 

-- CENTER FOR PALLADIANS STUDIES IN AMERCIA - CPSA. Palladio's Literary Predecessors. Disponivel em www.palladiancenter.org/predecessors.html. Acesso em 09 de agosto de 2015.

 

- BRITANNICA, Enciclopedia. Sebastiano Serlio. Disponivel em http://www.britannica.com/biography/Sebastiano-Serlio. Acesso em 09 de agosto de 2015

 

- ITALIAN RENASCEINSE THEATRE. Sérlio Sebastiano - Biography. Disponivel em http://italianrenaissancetheatre.weebly.com/sebastiano-serlio.html. . Acesso em 09 de agosto de 2015.

 

- YALE UNIVERSITY PRESS. Sebastiano Serlio. Disponivel em http://yalepress.yale.edu/book.asp?isbn=9780300113051. Acesso em 09 de agosto de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Serlio Sebastiano

Documento nº: S10

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 09/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page