Mary Gosling Townley
♦ 1753, Ramsgate, Inglaterra
† 19 de março de 1839, Ramsgate, Inglaterra
PERFIL BIOGRÁFICO:
Mary Towley foi uma das primeiras mulheres a desempenhar a profissão de arquiteta na Inglaterra e uma das primeiras mulheres reconhecidas a desempenhar tal função no mundo.
Pouco sabemos sobre sua infância e juventude. A maior parte dos registros que temos disponível sobre esta notável profissional é após o seu casamento com Sir James Towley, um procurador jurídico muito famoso nos anos de 1770.
Todas as obras de Townley estão em Ramsgate, Inglaterra e muitos ainda existem. São os mais belos exemplos da arquitetura pré-vitoriana inglesa.
O dinheiro adquirido pelo Sr. Townley nos negócios foi principalmente investido na construção de edifícios projetados por sua esposa. Entre estes edifícios destaca-se o famoso Edifício Regency, que abrigava uma escola, um hotel e prédios de apartamentos, o "Castelo Townley", e a mansão Townley, residência da arquiteta. Criada em 1792, a mansão ampla e confortável logo se tornou o centro da vida social em Ramsgate.
A senhora Townley era um pilar importante da sociedade local e muitas foram as festas e bailes que ela promovia para a nobreza, em sua própria casa. Com a crescente fama de suas festas, o casal Townley construiu à frente de sua casa, no lado oposto da rua, o Castelo Townley, usado para acomodar hospedes mais ilustres.
Havia galerias subterrâneas que ligavam a Casa Townley até o Castelo. Hoje estão fechados e tornaram-se motivos de lendas urbanas muito atrativas para turistas. entretanto, isso mostra a genialidade de Mary ao pensar neste tipo de ligação segura entre as duas edificações, afinal, a realeza britânica frequentava aquele local e uma rota segura de fuga deveria existir em caso de hostilidades.
Posteriormente o prédio do Castelo Townley foi uma escola de meninos, que dentre seus ilustres membros teve Vincent Van Gogh como professor de arte freelancer, durante a sua estada em Ramsgate na virada do século XIX para o XX. Esta estrutura foi seriamente danificada durante o bombardeio alemão na 1 ª Guerra Mundial, em 22 de agosto de 1917, quando oito pessoas foram mortas com os ataques. O que restou do prédio, infelizmente, já foi demolido, restando apenas algumas fotografias do início do século XX.
Em 1810, James adquire em um leilão o enorme prédio da Albion House, um palacete de diversões, bailes e outros atrativos para a nobreza inglesa que passava os finais de semana no porto de Ramsgate.
O rei William IV estava entre os visitantes célebres que o casal Townley recebia durante os anos 1820, que vinha acompanhado de sua esposa, a duquesa de Kent, e a bebê Princesa Victoria (que viria a tornar-se rainha da Inglaterra, futuramente).
O casal Townley teve oito crianças, duas meninas e seis meninos e foi após a morte de seus filhos mais velhos e mais jovens, a senhora Townley perdera muito do seu gosto por festas e bailes. Dois de seus outros filhos, Henry e Charles tornaram-se cristãos devotos e não demorou muito para que os saraus e bailes de outrora fossem substituídos por leituras noturnas de escrituras da Bíblia. Após a morte de seu marido, ela se tornou membra ativa na igreja de Ramsgate até sua morte em 19 de março de 1839, com 86 anos.
Em 1840 a Casa Townley tornou-se um escola de jovens moças e continuou nessa função até o final da Primeira Guerra Mundial. Alguns anos mais tarde foi convertida em apartamentos. Durante e depois da II Guerra Mundial, o edifício deteriorou-se rapidamente e logo se tornou abandonado e em 1966 houve a ameaça de que seria demolido para se construir no local um moderno posto de gasolina. A propriedade então foi comprada pelos descendentes de Mary e James e restaurada. Hoje é um ponto turístico de Ramgate.
Mary Townley
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Casa Townley, Ramsgate, Inglaterra, 1780
> (2) Casa Townley, Ramsgate, Inglaterra, 1780, ao lado a inscrição que diz que a futura Rainha Vitória hospedou-se com sua família nos anos de 1820.
> (3) Castelo Townley, Ramsgate, Inglaterra (hoje demolido)
> (4) Edifício Regency, Ramsgate, Inglaterra, anos 1820's.
- Referencias:
- HISTORIC ENGLAND. Celebrating Women Architects. Mary Townley. Disponivel em https://historicengland.org.uk/listing/showcasing/women-architects/. Acesso em 03 de janeiro de 2016.
- RAMSGATE, Albion House. Aboute the Hotel Albion House. Disponivel em http://www.albionhouseramsgate.co.uk/about-the-hotel/historically-rich/. Acesso em 03 de janeiro de 2016.
- RAMSGATE, Society. Historic Buildings. Disponivel em http://www.ramsgate-society.org.uk/cms/index.php/your-ramsgate/historic-buildings/12-your-ramsgate. Acesso em 03 de janeiro de 2016
- The Townley House in Ramsgate. Disponivel em http://www.michaelsbookshop.com/blogpicts2/townley.htm. Acesso em 03 de janeiro de 2016.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio.
Título: Mary Townley
Documento nº: T11
Disponível na Internet via:
Última atualização: 03/01/2016