Gian Giorgio Tríssino
♦ 8 de julho de 1478, Vicenza, Itália.
† 8 de dezembro de 1550, Roma, Itália
PERFIL BIOGRÁFICO:
Gian Giorgio Trissino, nasceu em Vicenza em 8 de julho de 1478 e foi um dos intelectuais mais importantes do Renascimento, tendo influenciado a literatura, a filosofia, as artes e a arquitetura.
De família nobre, estudou o grego e o latim. Na parte da linguistica e filologia estão a maior parte de suas obras teóricas. Como excelente redator de textos e cartas, residiu em Roma servindo na corte papal, além de participar de várias missões diplomáticas para os papas Leão X, Clemente VII e Paulo III.
Sua vasta cultura fez com que o Papa Leão X, em 1515 o enviasse para a Alemanha como seu núncio. Em 1532 o imperador Carlos V da Espanha fez dele um conde palatino. Sua casa era um centro para encontros de estudiosos, literatos e local de debates dos homens mais cultos da época.
Trissino tem apenas uma única obra em arquitetura, que é a sua própria casa, a Villa Tríssino.
Esta villa era uma herança da família e a construção existente tinha características góticas. Trissino não demoliu o edifício pré-existente, mas redesenhou a fachada e conferiu à planta uma leitura vitruviana. A Villa Tríssino acabou por se transformar numa espécie de manifesto de adesão à nova cultura construtiva fundada sobre a redescoberta da Arquitetura da Roma Antiga. Esta vila será depois citada nas obras de imporantantes arquitetos tratadistas, como Sebastiano Serlio e Andrea Palladio.
Segundo a tradição, o encontro entre o Trissino e o jovem Andrea se deu quando este estava no pátio da casa (cerca de 1538) trabalhando como pedreiro. Tríssino percebeu a disposição e interesse de Andrea pelos cânones da arquitetura clássica. Naquele tempo, os livros de Vitruvius já haviam sido traduzidos por Danielle Barbaro. Daí então começa a transformação de Andrea della Gondola no célebre Andrea Palladio.
Planejada para abrigar, além de sua casa, uma academia para os alunos de Trissino, que viviam uma vida semi-monástica estudando matemática, música, filosofia e autores clássicos, a villa é na verdade uma interpretação de Trissino do antigo arquiteto romano Vitrúvio. O apelido "Palladio" foi dado a Andrea por Tríssino como uma alusão à deusa mitológica Pallas Athena.
Será Trissino que irá para levá-lo a Roma em suas viagens diplomáticas, ocasiões que proporcionarão à Palladio o contato direto com as antigas construções dos tempos antigos.
Tríssino morreu em 8 de dezembro de 1550, na cidade de Roma.
Gian Giorgio Tríssino
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Villa Trissino, 1530, Vicenza
> (2) Villa Trissino, 1530, Vicenza
> (3) Villa Trissino, 1530, Vicenza
- Referencias:
- D'ACHILLE, Paolo. Gian Giorgio Tríssino. Enciclopedia TRECCANI, LA CULTURA ITALIANA. Disponivel em http://www.treccani.it/enciclopedia/gian-giorgio-trissino_(Enciclopedia-dell'Italiano)/. Acesso em 03 de janeiro de 2016.
- Ford, Jeremiah. "Giangiorgio Trissino." The Catholic Encyclopedia. Vol. 15. New York: Robert Appleton Company, 1912. 3 Jan. 2016 <http://www.newadvent.org/cathen/15061a.htm>.
- Trissino, Giangiorgio (1478–1550). in The Oxford Companion to Italian Literature. Disponível em http://www.oxfordreference.com/view/10.1093/oi/authority.20110803105756820. Acesso em 03 de janeiro de 2016.
- UNESCO. Villa Trissino a Cricoli. World Heritage Convention. Disponivel emhttp://www.vicenza-unesco.com/villa-trissino-a-cricoli.html . Acesso em 03 de janeiro de 2016.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio.
Título: Gian Giorgio Tríssino
Documento nº: T13
Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/trssimo-gian-giorgio
Última atualização: 05/02/2018