Igor Freire de Vetyemy
♦ 28 de fevereiro de 1981, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
† -
PERFIL BIOGRÁFICO:
Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de fevereiro de 1981, Igor de Vetyemy é a terceira geração de uma família de arquitetos (seu pai e avô exerciam essa profissão). Ele graduou-se arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005 tendo obtido em seu trabalho de conclusão de curso a nota 10 e a menção "cum Laude", que significa "com louvor"
Durante sua graduação, no ano de 2001, foi aluno do arquiteto Oscar Niemeyer em curso promovido pela Fundação Oscar Niemeyer, intitulado "Oscar: seu tempo, sua obra". Participaram deste projeto importantes intelectuais brasileiros como Emir Sader (sociólogo), Ferreira Goulart (poeta), Luiz Alberto de Oliveira (físico e filósofo) entre outros.
Vetyemi participou nos anos de 2003 e 2004 de um cruso de especialização em história da arquitetura na University of Oxford, na Inglaterra, onde realizou o trabalho "The Art and Architecture of Norman England".
Como trabalho de graduação, ele criou um exótico projeto para ser construído na ligação entre as avenidas Princesa Isabel e Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, cujo nome não deixa dúvidas quanto à função: Cidade do Sexo. Trata-se de um complexo dedicado ao sexo, com centro de estudos, lojas, consultórios médicos e uma área para a prática sexual.
Na ocasião, o então prefeito César Maia era adepto da idéia, mas por pressões políticas de grupos conservadores, associações de moradores contrários à idéia e diante da previsão orçamentária (na época avaliado em 260 milhões de reais) declinou seu apoio ao projeto de Vetyemy e a Cidade do Sexo não foi implantada.
O complexo foi projetado em formas fálicas ou que passam a idéia de acasalamento e espalha-se pela avenida Princesa Isabel em um design quase sem retas onde Vetyemy usou amplamente o conceito da ‘arquitetura líquida’ (conceito também conhecido como "transarquitetura" cujas principais características são a imaterialidade, a liquidez, a mutabilidade e a interatividade com o usuário. O projeto foi muito noticiado na imprensa local e também internacional.
Durante e depois do período de estudos na UFRJ, trabalhou no escritório de Luiz Eduardo Indio da Costa, e fundou juntamente com colegas de faculdade o “Grupo Garage”, que se encontrava em uma garagem para desenvolver ideias e pesquisas no campo da arquitetura e urbanismo, no ano 2006. Nesse mesmo ano tornou-se professor na Universidade Estácio de Sá, no curso de Arquitetura e Urbanismo.
Em 2007, o arquiteto fundou oficialmente o escritório próprio, "Igor de Vetyemy arquitetura e design" e, já no ano seguinte, foi convidado pela embaixada brasileira em Londres para expor sua obra na Galery 32, como parte do London Festival of Architecture, onde seu trabalho foi apresentado pela primeira vez ao público europeu como exemplo da arquitetura de vanguarda brasileira.
Em 2008 ele passa a lecionar também na Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando disciplinas como “Arquitetura Efêmera”, “Arquitetura Bioclimática” e “Concepção da Forma Arquitetônica”.
Em 2010, mudou-se para a Holanda para cursar mestrado, e lá ele conheceu o designer de moda Arno Smedinga, com quem se casou em 2012.
Em 2012 defendeu tese de mestrado sobre “Arquitetura Mutualística” na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, graduando-se novamente com louvor. Também em 2012, Vetyemy recebeu do Instituto de Arquitetos da Holanda (NAi) o Primeiro prêmio no concurso Edifício do Futuro com seu projeto Downtown Amsterdam, underground canal houses.
Em março de 2014 ele passa a coordenar os cursos da área da indústria Criativa na Universidade Estácio de Sá e mantém parcerias esporádicas com escritórios brasileiros como o Indio da Costa AUDT e o Grupo Plural.
Em 2015 coordenou no MAM o "Workshop sobre Urbanismo Espontâneo" durante o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo Rio Academy.
Os projetos arquitetônicos, de interiores e os trabalhos de design de Igor de Vetyemy podem ser conferidos com mais detalhes no site do arquiteto: www.igordevewtyemy.com.br
Abaixo, vídeo com passeio virtual pelo projeto Cidade do Sexo, na Avenida Princesa Isabel, Rio de Janeiro, do arquiteto Igor de Vetyemy:
Igor Freire de Vetyemy
A equipe do escritório Igor Vetyemy, Arquitetura e Design
(foto do site do arquiteto, 2015)
> (1) Cidade do Sexo Copacabana, Rio de Janeiro, RJ 2005
> (2) Cidade do Sexo Copacabana, Rio de Janeiro, RJ 2005
> (3) Cidade do Sexo Copacabana, Rio de Janeiro, RJ 2005
> (4) Projeto do Centro Cultural e de Eventos, Cabo Frio RJ, 2014
> (5) Projeto do Centro Cultural e de Eventos, Cabo Frio RJ, 2014
> (6) Projeto para nova sede do CREA de Curitiba PR, 2009
> (7) Projeto para nova sede do CREA de Curitiba PR, 2009
> (8) Projeto da Torre da Sede do IAB em Palmas, TO 2011
> (9) Projeto da Torre da Sede do IAB em Palmas, TO 2011
OBRAS SELECIONADAS:
- Referencias:
- CNPQ - Curriculo Lattes. Igor Freire de Vetyemy. Endereço para acessar este CV: Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Igor Freire de Vetyemy) http://lattes.cnpq.br/1225592660285131. Acesso em 14 de janeiro de 2016.
- FILHO, Francisco Alves. Cidade do sexo - Projeto de um ambicioso centro para estudos e práticas sexuais causa barulhenta controvérsia no Rio de Janeiro.
Revista ISTO É Independente. N° Edição: 1918 | 26.Jul.06. Disponivel emhttp://www.istoe.com.br/reportagens/6635_CIDADE+DO+SEXO. Acesso em 14 de janeiro de 2016
- RIO ACADEMY. Igor de Vietyemy. Disponível em http://rio.academy/no-categorie/igor-de-vetyemy/. Acesso em 14 de janeiro de 2016.
- SITE OFICIAL DO ARQUITETO: www.igordevewtyemy.com.br
- TINOCO, Dandara. Mil e quinhentos finais felizes - Casamentos homoafetivos disparam em RJ, SP e Brasília, mas casais relatam percalços com burocracia. O Globo, 16/06/2014. Disponível em http://oglobo.globo.com/sociedade/mil-quinhentos-finais-felizes-12490389. Acesso 14 de janeiro de 2016
- VETYEMY, Igor F. Blog do Vetyemy na Holanda. http://vetyemy.blogspot.com.br/. Acesso em 14 de janeiro de 2016
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Igor Freire de Vetyemy
Documento nº: V 08
Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/#!vetyemyigor-de/c1kio
Última atualização: 17/01/2016