Frank Lloyd Wright
✩ 8 de junho de 1867, Richland Center, Wisconsin,EUA.
† 9 de abril de 1959, Phoenix, Arizona, EUA.
PERFIL BIOGRÁFICO:
,Frank Lloyd Wright nasceu na pequena comunidade agrícola de Richland Center, Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1867. Frank era filho de William Carey Wright (1825 - 1904), professor de música, advogado e ministro da igreja Batista. William Wright conheceu e casou-se com Anna Lloyd Jones (1839 - 1923), uma professora da escola primária. Anna pertencia a uma família de imigrantes muito prósperos, vindos do País de Gales. A família tinha um bom padrão de vida e muito interesse nas artes, educação e erudição, fatores importantes para o futuro desenvolvimento de Frank.
Com 3 anos de idade, a família mudou-se para Weymouth, Massachusetts, em 1870 para que William ministrasse seus ensinamentos a uma pequena congregação religiosa. aos nove anos, em 1876, Anna visitou a Exposição Universal na Filadelfia e adquire um conjunto de blocos educacionais criados por Friedrich Wilhelm August Fröbel, os quais eram a base do currículo de seu método educacional inovador chamado "jardim de infância". O pequeno Frank passou muito tempo brincando com os blocos e ele próprio mais tarde iria revelar que estes exercícios foram indispensaveis para o desenvolvimento de sua arte de projetar em arquitetura.
Em 1881, com quatorze anos, seus pais se separam e Frank passa a ter a responsabilidade financeira de ajudar no sustento da casa. Neste época, Wright frequentava aulas de segundo grau em Madison e em 1886 foi admitido no curso de Engenharia da Universidade do Wisconsin-Madison como estudante especial e começou a trabalhar com estágios na área de engenharia. Em 1887, Wright deixou a escola sem que se tivesse graduado. Penhorou alguns livros raros que possuía e adquiriu assim dinheiro para mudar-se para Chicago, que ainda estava sendo reconstruída do Grande Incêndio de 1871, e juntou-se ao escritório de arquitetura de Joseph Lyman Silsbee. Dentro de um ano, deixaria o escritório para trabalhar na empresa construtora de arranha-céus como aprendiz de Louis Sullivan.
Em 1889, casou-se com sua primeira esposa, Catherine Lee Tobin (1871-1959), comprou uma área em Oak Park, Illinois, e lá construíu sua primeira casa e seu estúdio. Sua mãe, Anna, logo seguiu Wright à cidade, onde comprou uma pequena casa junto à residência recém construída.
Em 1893, Louis Sullivan descobriu que Wright vinha aceitando encomendas privadamente e rompem a parceria, mantendo, contudo, laços de amizade. Para sobreviver, Wright passa aceitar diversas encomendas residenciais, muitas localizadas próximas a Oak Park. Seu escritório tornou-se sua própria casa. Ele contrata um grupo de arquitetos e em 1894 termina o projeto da Casa Winslow, a primeira casa no estilo pradaria (estilo que o consagraria).
Os projetos residenciais realizados por Wright entre 1900 e 1917 são conhecidos como Prairie Houses (casas-pradaria, assim denominadas porque sua conformação é considerada complementar à paisagem das pradarias ao redor de Chicago). Estas casas eram estruturas horizontalizadas, baixas, com telhados inclinados, silhueta simples e limpa, com chaminés disfarçadas, saliências e terraços, utilizando-se materiais rústicos. Aparentemente estas casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou seja a estrutura é livre das paredes, permitindo múltiplas opções de divisões internas.
Através do Prairie Style, o modernismo começa a ganhar força nos Estados Unidos e Wright começa a desenvolver todo um movimento de recognização da arquitetura americana. Ele começa a valorizar as formas orgânicas e acreditava que a escala humana deveria ser considerada a parte mais importante na concepção de todo projeto. Até 1925 a maioria dos projetos de Wright será de casas residenciais neste estilo.
Em 1905, Wright viaja ao Japão e se encanta com as gravuras japonesas em madeira, conhecida com Ukiyo-e. Ele passa a ser um ativo comerciante deste tipo de arte no ocidente, conseguindo relativo sucesso e fortuna com a venda de gravuras ukiyo-e. Em momentos de dificuldades ele obtinha mais rendimentos com as vendas de gravuras japonesas do que com projetos de arquitetura.
Na vida pessoal, Wright enfrentou vários problemas com casamentos desfeitos e relações extraconjugais que renderam algumas tragédias pessoais. Era comum ele se envolver com mulheres casadas.
Em 1911 ele constrói uma enorme residência em uma propriedade adquirida pela família de sua mãe, em Winscousin, a famosa casa Tiliesin, nome de um personagem do folclore gaulês. Nesta propriedade ele desenvolveu muitos trabalhos, transformando-a em um ateliê de arquitetura.
A história da propriedade é marcada por várias tragédias. Uma delas foi um incêndio na década de 1920, que destruiu vários cômodos e diversas gravuras ukiyo-e, avaliadas em quase 500 mil dólares. Outra tragédia do Tiliesin foi um brutal massacre ocorrido em 1914, quando um funcionário assassinou sete pessoas, entre as quais, uma amante de Wright e um de seus projetistas que integravam seu time de colaboradores. Hoje a casa Tiliesin de Winscousin e a Tiliesin II, construída no Arizona, são a sede da Fundação Frank Lloyd Wright.
Na década de 1920, Wright inicia uma nova fase, agora com o sistema de blocos de concreto modulares. O sistema de blocos foi usada a primeira vez na casa de John Storer, em Hollywood, Califórnia, em 1923. A casa foi muitas vezes é usadas em filmes, séries de televisão e mídia impressa para representar cenas que se passavam no futuro. A filosofia deste sistema de blocos é fazer a união da estrutura ao seu local por uma série de terraços que interagem e reordenam a paisagem, tornando-a parte integrante da visão do usuário. De acordo com a teoria orgânica de Wright, todos os componentes do edifício devem aparecer unificados, como se eles pertencessem a um único conjunto. Nada deve ser anexado a ele sem considerar o efeito no todo. Para unificar a casa em seu local, Wright costumava usar grandes janelas de vidro para desfocar o limite entre o interior e o exterior da construção.
Neste ano, ele se separa de sua esposa e em 1925 passa a morar com sua nova companheira, a dançarina Olga Lazovich com quem se casa em 1928.
Em 1930 inicia a fase da arquitetura orgânica mais bem acabada e amadurecida de Wright e sua projeção mundial começa a aparecer.
Em 1937 ele termina sua residência mais famosa: a Casa da Cascata. Encomendada pelo Historiador Edgar Kauffman. Considerada um ícone da integração entre residência e o meio natural, é até hoje considerada uma das residências mais lindas do mundo.
Nos anos 1930, ele desenvolve um novo estilo chamado Usoniano, que deriva das siglas em inglês de Estados Unidos (U.S.A), que quer dizer algo parecido com "estilo estadunidense". O Usonian Style foi um desenvolvimento da Praieri Style e o foco deste estilo era a integração familiar em torno de a´reas comuns, tendo a lareira como o foco do projeto, ou seja, a sala de estar deveria ser o principal cômodo da casa. O Usonian Style usava materiais e técnicas baratas de construção e foi uma alternativa interessante para as habitações familiares nos anos dificeis da Segunda Guerra Mundial.
No ano de 1941, Wright ganha a Royal Gold Medal, concedida pelo Royal Institute of British Architects. Em 1943 ele inicia sua obra mais famosa, o Museu Solomon Guggenheim em Nova York. A obra inaugurada em 1959 foi a ápice de sua teoria orgânica aplicada à arquitetura.
Em 04 abril de 1959, após fortes dores no abdomem, Wright é internado e após uma cirurgia bem sucedida ocorrida no dia 06 deste mesmo mês, seu estado de saúde apresentou uma leve melhora, mas subitamente ele acaba falecendo no dia 09 de abril.
Frank Lloyd Wright
Wright trabalhando em um de seus projetos.
Frank Lloyd Wright e o magnata e colecionador de obras de arte Sollomon Guggenheim e sua esposa observam a maquete da obra pública mais famosa de Wright, o Museu Guggenheim de Nova York.
OBRAS SELECIONADAS:
Wright produziu mais de mil projetos e realizou cerca de 500 deles. A Fundação Frank Lloyd Wright mantém o acervo de produção do arquiteto e pode ser conferida em www.franklloydwright.org/work/
> (1) Solomon R. Guggenheim Museum, New York, NY - 1956
> (2) Casa da Cascata - Fallingwater Mill Run, PA - 1935
> (3) Allen-Lambe House, Wichita, KS - 1915
> (4) Armazém A.D. German Warehouse, Richland Center, WI - 1917
> (5) Arthur Heurtley House, Oak Park, IL - 1902
> (6) Emil Bach House Chicago, Illinois - 1915
> (7) Florida Southern College, Lakeland, FL - 1938-1958
> (8) Harold Price, Sr. House. Paradise Valley, AZ - 1954
> (9) Harold Price, Sr. House, Paradise Valley, AZ - interior - 1954
> (10) Historic Park Inn Hotel, Mason City, IA -1909
> (11) Malcolm Willey House, Minneapolis, Minnesota - 1934
> (12) Oak Park Home & Studio, Oak Park, IL - 1889
> (13) Price Tower, Bartlesville, OK - 1952
> (14) Taliesin, Spring Green, WI - 1911,
> (15) Taliesin West, Scottsdale, AZ - 1937
> (16) Wingspread, Wind Point, WI - 1937
- Referencias:
- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
- Fundação Frank Lloyd Wright - franklloydwright.org
- TAGLIANI, Simone. FRANK LLOYD WRIGHT: CONHEÇA A VIDA E OBRA DO MAIOR ARQUITETO AMERICANO DE TODOS OS TEMPOS. Publicado em Blog da Arquitetura, em 28 de julho de 2017. Disponível em https://blogdaarquitetura.com/frank-lloyd-wright-conheca-a-vida-e-obra-do-maior-arquiteto-americano-de-todos-os-tempos/. Acesso em 12 de fevereiro . de 2018.
- MORA, Pola. 26 coisas sobre a vida e obras de Frank Lloyd Wright que você não sabia. Archy Daily publicado em 08 de junho de 2017. Traduzido por Joanna Helm.
Disponivel em https://www.archdaily.com.br/br/873175/26-coisas-sobre-a-vida-e-obras-de-frank-lloyd-wright-que-voce-nao-sabia. Acesso em 12 de fevereiro de 2018.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Frank Lloyd Wright
Documento nº: W11
Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/wright-frank-lloyd
Última atualização: 14/02/2018